quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

| FATORES QUE INFLUENCIAM NA INTERPRETAÇÃO DAS CORES |


Você sabia que a iluminação do ambiente influencia na tonalidade de cor que você esta vendo no monitor do seu computador?
Colocamos abaixo algumas curiosidades sobre este assunto:

Condições físicas e psicológicas do observador

Condições de iluminação (luz incandescente, fluorescente)

Metamerismo: é a propriedade do olho e do cérebro perceber a mesma sensação de cor de dois objetos com diferentes distribuições de energia espectral. O olho tem três receptores sensíveis às cores e os dois objetos refletem a mesma quantidade de energia. Existem três fatores a considerar: metamerismo do observador, metamerismo do iluminante e metamerismo do objeto, sendo este último o mais importante.

Adaptação cromática (constância): o olho pode aumentar ou diminuir sua sensibilidade para se adaptar às condições do ambiente como mudanças bruscas de luminosidade. É necessário um tempo para a adaptação. Um objeto amarelo parecerá vermelho se o olho estiver adaptado à luz verde.

Contraste simultâneo (adjacência): a análise das cores de um objeto não são estímulos isolados. Dependem da iluminação e das cores que circundam este objeto. No exemplo ao lado os blocos centrais têm a mesma cor embora pareçam diferentes.


Memória de Cor (familiaridade): entre um tratamento de uma foto azul e outra vermelha, por exemplo, é necessário um tempo de descanso.

Por isso no processo gráfico não utilizamos o padrão de cor da tela do cliente, sempre preferimos produzir a "cartela de prova de cor" feita especificamente com a finalidade de criar o padrão de cor realizado em máquina, onde temos a impressão mínima, máxima e padrão, este sim estará no padrão de cor correto, pois foi confeccionado na máquina onde será produzido todo o serviço aprovado e solicitado pelo cliente.


Bibliografia Utilizada:
Matéria extraída do livro: Pré-Impressão - Gerenciamento de Cores  -  SENAI-SP

Visite o site da nossa empresa MaxLabel:

Siga-nos:
Twitter | MaxLabel
Facebook | MaxLabel
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001261369135#!/profile.php?id=100001749511128

Nenhum comentário:

Postar um comentário