A flexografia requer o conhecimento de várias técnicas como são as tolerâncias, medidas que devem ser proporcionadas pelos fabricantes, estes dados servem para determinar as percentagens de compensação necessários para a produção da arte final e da separação de cores.
Outro aspecto importante par a os designer´s é o chamado trapping, trata-se de expandir uma cor e montá-lo sobre outro para que no momento da impressão se movem os ferros ou se alongam pelo envolvimento ou pela fita dupla face colocada para as colar sobre o cilindro principal, não se movam e assim possam cobrir com o excesso do resto de cores formando uma intersecção dos mesmos.
Outro ponto importante é a angulação das celas do anilox já que colocam-se a 45º da bobina do material, de modo que a angulação das cores tem que estar em diferente inclinação para evitar o muaré.
Outro aspecto importante par a os designer´s é o chamado trapping, trata-se de expandir uma cor e montá-lo sobre outro para que no momento da impressão se movem os ferros ou se alongam pelo envolvimento ou pela fita dupla face colocada para as colar sobre o cilindro principal, não se movam e assim possam cobrir com o excesso do resto de cores formando uma intersecção dos mesmos.
Outro ponto importante é a angulação das celas do anilox já que colocam-se a 45º da bobina do material, de modo que a angulação das cores tem que estar em diferente inclinação para evitar o muaré.
O muaré é um problema de interferência dos médios tons, no que se vêem linhas ou vetas de cor que se produz pelo mau manejo das angulações ou por uma roseta, se imprime em uma sozinha cor se recomenda usar tramas a 45º, ou a sua maneira usar 30º de diferença entre a cada cor, os ângulos mais usadas são: Cian: 75º / Magenta: 105º / Amarelo: 90º / Negro: 45º.
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Bibliografia Pesquisada:
http://pt.wikilingue.com/es/Flexograf%C3%ADa
http://www2.dupont.com/Packaging_Graphics/pt_BR/tech_info/glossary/glossary_c.html
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