SIGNIFICADO DA PALAVRA ISO
A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. Sua função é promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu segmento ou dimensão, fazendo um desafio às empresas que não pretendem ficar fora do mundo globalizado,tornou-se cada vez mais necessária para atender as exigências de qualidade, reflexos disso são sentidos diretamente nos produtos e serviços, na competitividade e na produtividade.
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.As normas NBR ISO 9000:1994 (9001, 9002 e 9003) foi cancelada e substituída pela série de normas ABNT NBR ISO 9000:2000, que é composta de três normas:
- ABNT NBR ISO 9000:2005: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.
- ABNT NBR ISO 9001:2008: Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.
- ABNT NBR ISO 9004:2010: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.
- *(Não há certificação para as normas ABNT NBR ISO 9000:2000 e ABNT NBR ISO 9004:2000)
ELEMENTOS E VANTAGENS
Os seis documentos obrigatórios da norma são:- Controle de Documentos
- Controle de Registros
- Auditorias Internas
- Controle de Produto/ Serviço não-conformes
- Ação corretiva
- Ação preventiva
VANTAGENS
Para a empresa que tem o certificado ISO 9000:- É sólida;
- Tem reputação;
- Evita perca de mercado;
- Tem responsabilidade civil;
- Sua margem de queixas e reclamações é pequena;
- Tem relações comerciais facilitadas.
- Têm segurança da fonte proveniente;
- Evitam danos a saúde;
- Têm grande satisfação com o produto ou serviço.
- Para o meio-ambiente:
- Evita a poluição.
- Redução de custos
- Redução das perdas de produção;
- Menos reprocessamento, reparo e retrabalho;
- Menor número de reposições.
- Menor consumo de energia;
- Menor desperdício.
- Benefícios gerais
- Para a empresa:
- Maior participação no mercado;
- Maior satisfação do cliente;
- Redução de custos;
- Melhoria da produção;
- Maior competitividade;
- Maior lucro.
- A satisfação do cliente é a meta básica;
- Maior confiança nos produtos na empresa;
- Redução de custos;
- Satisfação em relação aos produtos e serviços adquiridos.
- Para a sociedade:
- Atividade industrial em condições de competitividade no mercado nacional e internacional, gerando o desenvolvimento da nação, que se traduzirá em benefícios para toda a sociedade.
- Menos conflitos no trabalho e maior integração entre setores;
- Maior desenvolvimento individual em cada tarefa, possibilitando melhoria de desempenho;
- Maiores oportunidades de treinamento;
- Menores possibilidades de acidentes de trabalho;
- Melhores condições para acompanhar e controlar os processos;
- Melhoria da qualidade e da produtividade, gerando possibilidades de recompensas.
Se você esta a procura de uma empresa certificada pela iso que tenha qualidade de impressão em rótulos e etiquetas adesivas, conheça a MaxLabel, acesse abaixo:
Visite o site da nossa empresa MaxLabel:
Siga-nos:
Twitter | MaxLabel
Facebook | MaxLabel
Nenhum comentário:
Postar um comentário