quarta-feira, 10 de novembro de 2010

| ISO - GESTÃO DE QUALIDADE |



SIGNIFICADO DA PALAVRA ISO
A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. Sua função é promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu segmento ou dimensão, fazendo um desafio às empresas que não pretendem ficar fora do mundo globalizado,tornou-se cada vez mais necessária para atender as exigências de qualidade, reflexos disso são sentidos diretamente nos produtos e serviços, na competitividade e na produtividade.
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.As normas NBR ISO 9000:1994 (9001, 9002 e 9003) foi cancelada e substituída pela série de normas ABNT NBR ISO 9000:2000, que é composta de três normas:
  • ABNT NBR ISO 9000:2005: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.
  • ABNT NBR ISO 9001:2008: Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.
  • ABNT NBR ISO 9004:2010: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.
  • *(Não há certificação para as normas ABNT NBR ISO 9000:2000 e ABNT NBR ISO 9004:2000)

ELEMENTOS E VANTAGENS
Os seis documentos obrigatórios da norma são:
  • Controle de Documentos
  • Controle de Registros
  • Auditorias Internas 
  • Controle de Produto/ Serviço não-conformes 
  • Ação corretiva
  • Ação preventiva
Em acréscimo aos requisitos da ISO 9001:2000 é necessário definir e implementar uma “Política da Qualidade" e um "Manual da Qualidade" embora isso não queira dizer que eles sejam os únicos documentos necessários. Cada organização deve avalizar o seu processo por inteiro.

VANTAGENS
Para a empresa que tem o certificado ISO 9000:
  • É sólida;
  • Tem reputação;
  • Evita perca de mercado;
  • Tem responsabilidade civil;
  • Sua margem de queixas e reclamações é pequena;
  • Tem relações comerciais facilitadas.
Para os clientes que utilizam serviços de empresas que adotaram o certificado:
  • Têm segurança da fonte proveniente;
  • Evitam danos a saúde;
  • Têm grande satisfação com o produto ou serviço.
  • Para o meio-ambiente:
  • Evita a poluição.
  • Redução de custos
Para a empresa:
  • Redução das perdas de produção;
  • Menos reprocessamento, reparo e retrabalho;
  • Menor número de reposições.
Para a sociedade:
  • Menor consumo de energia;
  • Menor desperdício.
  • Benefícios gerais
  • Para a empresa:
  • Maior participação no mercado;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Redução de custos;
  • Melhoria da produção;
  • Maior competitividade;
  • Maior lucro.
Para os clientes:
  • A satisfação do cliente é a meta básica;
  • Maior confiança nos produtos na empresa;
  • Redução de custos;
  • Satisfação em relação aos produtos e serviços adquiridos.
  • Para a sociedade:
  • Atividade industrial em condições de competitividade no mercado nacional e internacional, gerando o desenvolvimento da nação, que se traduzirá em benefícios para toda a sociedade.
Para os colaboradores / empregados:
  • Menos conflitos no trabalho e maior integração entre setores;
  • Maior desenvolvimento individual em cada tarefa, possibilitando melhoria de desempenho;
  • Maiores oportunidades de treinamento;
  • Menores possibilidades de acidentes de trabalho;
  • Melhores condições para acompanhar e controlar os processos;
  • Melhoria da qualidade e da produtividade, gerando possibilidades de recompensas.
Se você esta a procura de uma empresa certificada pela iso que tenha qualidade de impressão em rótulos e etiquetas adesivas, conheça a MaxLabel, acesse abaixo:
 
Visite o site da nossa empresa MaxLabel:

Siga-nos:
Twitter | MaxLabel
Facebook | MaxLabel


Nenhum comentário:

Postar um comentário